quarta-feira, 25 de julho de 2012

As cores e seus significados


Na hora de se vestir, além do modelo, comprimento e caimento, você se preocupa com a cor da sua roupa? Já percebeu que certas cores nos deixam com aparência mais jovem, alegre, relaxada, enquanto outras nos ‘apagam’ e dão impressão de cansaço?

Isso acontece porque nossa coloração pessoal (cabelos, olhos e pele) casa melhor com determinadas cores e suas variações, ou seja, é algo que varia de pessoa pra pessoa e um consultor de imagem é a pessoa mais apropriada para dizer especificamente o que melhor se encaixa para cada pessoa.

O assunto é extenso, por isso vamos fazer este post em duas partes: Hoje você fica por dentro dos significados das cores e no próximo aprende em quais ocasiões usar determinadas cores, seja numa entrevista de trabalho, no primeiro encontro ou numa reunião importante, entre tantos outros eventos.



VERMELHO E TONS TERROSOS - Fogo, sangue, ódio, violência, perigo, poder. Libido, sexo, sedução, amor. Estimulante, agressivo e dinâmico. Vermelho de base azulada atrai a atenção das mulheres. Homens com gravatas ou pulôveres cereja e ameixa ganham a atenção das mulheres quer seja em eventos sociais ou profissionais – por isso é indicado para homens que farão uma palestra a um público feminino, por exemplo.

LARANJA E TONS TERROSOS - Usado por pessoas audaciosas, calorosas, que tendem a não se incomodar com a opinião dos outros. Transmite a idéia de pessoas extrovertidas e espontâneas. Justamente por isso, por mostrar muito desprendimento não dá credibilidade no ambiente de trabalho, sobretudo em profissões formais, porque é lido como falta de comprometimento ou postura profissional, por isso devemos usa-lo em detalhes, principalmente em ambientes mais discretos e para públicos mais refinados.

ROSA SUAVE E TONS NUDE – O rosa tem conotação positiva. É calmante, aconchegante e criativo. Transmite sinais de que quem o usa é uma pessoa gentil e afetuosa.



AMARELO SUAVE – Energia, calor, estimulante, adrenalina e otimista.  Desespero, ansiedade, inquietação, traição. Pode deixar os outros desatentos e irritados. Em tons claros, é a cor do distanciamento filosófico e artístico.

DOURADO - Luxo, prestígio, dinheiro. Dourado em materiais de má qualidade aparenta ser barato.

BEGE - É uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. No seu caso o bege em seus variados tons
pode ser usado como a base para variados looks e é uma ótima alternativa ao preto, assim como o marinho. 

VERDE EM TONS ESCUROS E MILITAR - Curativo, rejuvenescedor, renovador. É uma cor popular em tempos de prosperidade. Não é uma cor poderosa em tons claros, pois o frescor denota juventude, falta de maturidade e experiência, porém verdes claros são relaxantes, serenos. Verdes suaves comunicam que quem os usa é receptivo e aberto. Verdes escuros e verdes azulados são cores de prestígio e de alta sociedade.

AZUL EM TONS PASTEL E MARINHO - Confiança, fidelidade, respeito, civilidade, estabilidade, status social, dignidade, bondade, serenidade. Por ser a mais escura das cores primárias tem analogia ao preto. Cor de uniformes de escola, da marinha e da polícia, por simbolizar autoridade e respeito. Azul-celeste: sabedoria, espiritualidade, vida pós morte, relaxamento, ficar a vontade. Transmite aos outros a idéia de pessoas introspectivas e sábias. Azul-marinho: Transmite profundidade. Tradição, confiabilidade e seriedade. Lápis-lázuli: fé e boa vontade.

MARROM EM TONS ESCURO, OCRE E TERRA - Não sugere poder, mas humildade. Pessoa segura e sem arrogância, confiável, estável, que dá suporte aos outros. Penitência, sofrimento, aflição e humildade. Bronzeado, terracota e tijolo costumam deixar os outros à vontade. Procure aliar esta cor a peças de material de muito boa qualidade.

MARROM EM TONS CLAROS -  MARROM ROSADO, CHAMPAGNE E BRONZE - Indicam pessoa muito educada e financeiramente bem sucedida.

CINZA E PRATA - Cor de artistas, intelectuais e filósofos. Refinamento, classe, eficiência, ascensão econômica e social, poder.
Cinza fechado: sério, maduro. Cinza amarronzado próximo ao rosto deixa a pessoa envelhecida, cansada e abatida. Pede contrastes em detalhes de cores fortes para aumentar seu valor.

PRETO - A cor mais chique. Elegância, mistério, prestígio, versatilidade e status. Mas dependendo do tecido também pode passar a imagem de um homem rígido, severo.

BRANCO - Na física: soma de todas as cores. Na psicologia: ausência delas. Virtude e altruísmo e status. Perfeito para quando se vive momentos nos quais não se quer escolher a cor que nos represente
melhor. O branco sintetiza todas. Usado em momentos de mutação e transformação do ser. Morte, renascimento, ressurreição.



Pensem nisso! Faz toda diferença vestir a cor que corresponde ao que queremos transmitir!

Beijos

Um comentário: